(15)3251-6584 - (15)3205-2202

Novidades do Projeto5s

A PANDEMIA DO Covid 19 e o 5S - 05/05/2020

Não sei se notaram que com a instalação da pandemia, muitos comportamentos estão seguindo a metodologia do 5S:

Senso da utilização - “Selecionar o que se precisa conforme a utilidade e frequência de uso” :

 Com a instalação da pandemia a sociedade como um todo está disponibilizando para os menos favorecidos, insumos e alimentos. Senso da organização - “Um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar”:

 Professores  terão que se organizar para continuarem a ministrar suas aulas, agora de forma remota, quebrando paradigmas até então existentes, planejando de forma conjunta com outros professores e desenvolvendo novas metodologias de ensino, ou pelo menos, mudando a sua forma tradicional de lecionar;

 Alunos terão que se organizar para poder receber os conteúdos, organiza-los de forma a localizá-los de forma rápida e efetiva, provavelmente em pastas digitais por assuntos/componentes  e conseguirem atingir as competências previstas em cada um dos componentes curriculares;

Hospitais estão tendo que se organizar montando logística de atendimento para cada um dos casos que chegam além de disponibilizarem leitos em UTI de forma a poder atender a todos;

 Sociedade como um todo, se organizando para comprar somente o que é necessário e saindo o mínimo possível, seguindo as orientações das autoridades sanitárias e de saúde.;

 Governo buscando suprir hospitais com equipamentos imprescindíveis para o tratamento da doença como respiradores além de testes para identificação da Covid 19, por exemplo, além de providenciar recursos financeiros para os menos favorecidos ou para aqueles que não estão podendo trabalhar.

 Senso da limpeza e conservação - estabelecer um padrão de comportamento e de valores, a fim de promover condições para que se tenha saúde nos aspectos físico, mental e emocional. 

Este então nem se fala, reforçando a necessidade de toda sociedade se preocupar mais com a higiene pessoal, com a limpeza e conservação das residências e estabelecimentos comerciais.

Senso “Saúde e Segurança”  - Praticando bons hábitos que contribuem para a saúde e segurança:

 Utilização de máscaras, álcool in gel, evitando aglomerações, mantendo distância mínima entre pessoas, se exercitando,  todas seguindo as orientações dos profissionais de saúde.

 Senso da auto disciplina - “ é o primeiro passo para as grandes conquistas”. 

 Este então acredito o mais desafiador pois abrange a todos os outros sensos: Seguir à risca todas as orientações/recomendações das autoridades de saúde: isolamento social, utilização de EPIs (máscara), higienização constante de ambientes e pessoais, distanciamento mínimo quando o contato for necessário, evitar aglomerações, professores na elaboração de suas aulas, alunos na disciplina de assistirem as vídeo aulas, funcionários realizando à distância o que faziam de forma presencial. O momento agora é de nos aprofundarmos mais quanto ao conhecimento da metodologia 5S:

Quanto as prioridades naturalmente que suas aulas estão em primeiro lugar mas podemos conciliar o projeto 5S,  à medida que vamos nos familiarizando com a plataforma. 

Também em relação às resistências por professores em relação ao projeto, entendo que esta é uma grande oportunidade de mudarmos comportamentos enraizados, visto que todos estão passando pelas mesmas situações e lincando o projeto ao Covid 19, talvez torne mais fácil a mudança e a aceitação.

Postagens anteriores

09/06/2020
Etec de Tatuí envolveu a comunidade no projeto, que resultou em sugestões de revitalização dos ambientes da unidade Qualidade e eficácia são termos que os alunos de cursos técnicos ouvem com frequência quando estudam sobre gestão de processos profissionais e administração de empresas. Esses conceitos abstratos, porém, saíram do papel em muitas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), resultando em ações concretas, que beneficiaram as unidades –  como reorganização de laboratórios e bibliotecas, pintura de salas de aula e até a criação de um museu. Tudo isso aconteceu por conta do Projeto 5S, cujo objetivo é promover uma cultura voltada à sustentabilidade. O conceito 5S tem como base cinco palavras do idioma japonês: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke. Em português, esses pilares...(ver mais)
08/05/2020
Segue link: Vídeo Observatório ( Jeferson) https://youtu.be/y_8N7zPxClk Segue link: Vídeo 5S ( Edimur) https://youtu.be/omy9exTzbOg Então, durante um determinado período do ano surge nos corredores da Etec uma frase "começou o Observatório Escolar". Este período já sabemos que é um dos ciclos de avaliações implantado pelo Centro Paula Souza e remete sua metodologia a um círculo de melhoria continua. Um Sistema de Gestão, assim como o 5S por exemplo. Por ser um sistema de gestão, vale lembrar que se assimila a forma que o Mercado age, por isso é extremamente importante termos consciência disto, a metodologia pedagógica alinhada na preparação do aluno para o Mercado de Trabalho. Você já teve acesso aos resultados da Etec no final destas avaliações? Todos sabemos que centenas de informações s&a...(ver mais)
02/03/2020
    ...(ver mais)
22/10/2019
...(ver mais)
07/10/2019
  ...(ver mais)
02/10/2019
O Projeto 5S nas Etec visa implantar a filosofia do 5S, com objetivo de melhorar as condições da escola e criar na organização o “ambiente da qualidade”, tornando-o altamente estimulador para que as pessoas possam transformar os seus potenciais em realização.O 5S é um programa empresarial, que está sendo implantado em todas as Unidades do Centro Paula Souza e basicamente se trabalha, envolvendo toda Comunidade Escolar, em cima de uma metodologia japonesa, buscando atingir um comportamento ideal de trabalho, que alinha organização, limpeza e disciplina, promovendo a saúde e bem estar de todos. ...(ver mais)
30/09/2019
  ...(ver mais)
28/08/2019
...(ver mais)
05/08/2019
...(ver mais)
19/06/2019
...(ver mais)
22/05/2019
...(ver mais)
24/04/2019
No dia 22/04/2019 a coordenadora do projeto 5s esteve visitando os Laboratorios de Eletrotécnica, Meio Ambiente, Nutrição, Química, Edificações e sala do arquivo permanente. ...(ver mais)
11/04/2019
Aplicação do projeto 5s (Limpeza) Sala de Metrologia sendo feita pelo serviço terceirizado. ...(ver mais)
08/04/2019
    ...(ver mais)
08/04/2019
      ...(ver mais)
08/04/2019
    ...(ver mais)
08/04/2019
Foi realizado em 11 de Março de 2019 nas dependências da ETEC  Sales Gomes ,uma reunião com a  Supervisora Regional do Projeto 5s de 2019  Daniela Vidoto o horário das 09:30h as 17:30h. Nesta reunião onde participou a Diretora da ETEC Beatriz Soares Amaro,  Coordenadora Pedagógica Rossana de Camargo Barro , Professores Renato Walter e Fernando de Jesus da Costa o Coordenador do Projeto Edimur Diniz Vaz , discutiram através das diretrizes apresentadas pela supervisora, como se comportará o projeto 5S  em continuidade, pelo qual a Etec Sales Gomes se enquadra. ...(ver mais)
25/09/2018
Reforçar para todos os setores da escola a respeito do 4 e 5 senso e manter por meio da autodisciplina os 3 primeiros sensos, após o encerramento do projeto ate o final do ano. ...(ver mais)
11/09/2018
...(ver mais)
29/08/2018
 Nos dias 13 a 20 de Agosto 2018  foi realizada a semana do dia “D” na Etec Sales Gomes com a realização de uma faxina geral, atividades diversas, onde foram aplicados os 3 primeiros sensos do Projeto 5S nas Etec, com a colaboração dos alunos, professores e de toda a equipe da unidade escolar, facilitando  a Utilização, Ordenação e Limpeza, facilitando o trabalho e integrando todos na continuidade do Programa 5S na Etec.   ...(ver mais)
27/06/2018
...(ver mais)
12/06/2018
...(ver mais)
28/05/2018
https://youtu.be/hoMPwT28-mM https://youtu.be/i__l7_lkj38 https://youtu.be/wKX3m42a9_o ...(ver mais)
28/05/2018
...(ver mais)
19/05/2018
...(ver mais)
18/05/2018
...(ver mais)
18/05/2018
...(ver mais)
11/05/2018
Nesta quinta feira (11/05) foi realizada reunião com representantes de classe, sob a orientação do Professor Renato,Professora Rossana, o assunto da pauta foi 5s seus principais objetivos, organização das salas de aula, entre outos assuntos. ...(ver mais)
26/04/2018
    ...(ver mais)
26/04/2018
...(ver mais)
26/04/2018
Laboratórios:  Laboratório de Química, Meio Ambiente, Mecânica, Micro Biologia, Nutrição. Salas de Aula: Salas 1,2,3, Sala Multimídia. Administração: Secretaria,  Xerox, Almoxarifado, Sala dos Professores.                                                                                        ...(ver mais)
26/04/2018
                 No dia 20 de Março foi realizada uma reunião na Etec Sales Gomes para início da implantação do Projeto 5S. A reunião foi realizada pela Professora Daniela GalvãoVidoto da Equipe da Supervisão Regional, participaram a Diretora Beatriz Soares Amaro, o Responsável pelo Projeto 5S Profº Edimur, Diretores de serviço Administrativos e Acadêmicos, Ata, Coordenadores de curso, Coordenador Pedagógico, Orientador Educacional e professores avaliadores. Os presentes foram apresentados ao projeto e as atividades que serão realizadas durante o ano, incluindo o Dia D e as atividades referentes a cada um dos sensos, sendo destacada a importância da participação de todos para que se alcance a excelência.              ...(ver mais)


Etec Sales Gomes